Search

UMA DAS MUITAS FAMÍLIAS QUE SE TORNOU AMIGA PARA SEMPRE

Era a manhã de sábado, 16 de maio de 1976. Meu consultório de São Lourenço, que ficava na Rua Quinze de Novembro, 45, segundo andar — na loja embaixo era a Alfaiataria Bossa Nova, dos saudosos irmãos,João e Rubens Aleixo, este último, ex-jogador do Bangu, América e Seleção Brasileira, oriundos de Soledade de Minas. O primeiro tinha como esposa a Dona Hilda que era a locadora do apartamento para mim — acabara de completar um ano e o de Resende tinha dois.

Fazia muito frio. Tempos em que nossos queixos tremiam, nossas mãos e lábios rachavam e levantávamos com muita dificuldade, esfregávamos as mãos constantemente e nos agasalhávamos duas ou três vezes mais que hoje em dia. Aliás, o frio passava pelo outono, seguia pelo inverno e começo de primavera.

Meu atendimento aqui era às sextas o dia todo e aos sábados pela manhã. Não havia telefone, as consultas eram marcadas pelo da residência dos meus pais. A secretária só ia nos dias de atendimento. Muitos chegavam sem marcar.

E eis que no meio da manhã chegaram para se consultar, três pessoas oriundas de São Vicente de Minas.

A era um senhor alto e gordo, sua filha, S era de estatura e compleição médias e sua sobrinha, Z, era mais gorda e um pouco mais alta.

Quando perguntei como tinham sabido de mim, a resposta me alegrou:

— Seu mestre, João Bosco de Magalhães Rios, com quem nos tratávamos no Rio, nos indicou. Disse que não precisávamos fazer o sacrifício de viajar para mais longe e que se nos tratássemos aqui, seria exatamente a mesma coisa e que confiava muito em você.

(Não à toa esse velho mestre mereceu um livro de minha autoria — meu sétimo, lançado no ano passado, menos de um ano depois de sua morte.)

A partir dessa data, felizes com o tratamento, foram encaminhando outros de sua cidade e especialmente da família.

Tratei de três ou quatro gerações nesses quase 45 anos que se encaminham para seu fim.

Vieram F, E, J ( irmãos de A)e seus cônjuges e descendentes. Foi certamente uma das famílias mais fieis de pacientes que tive e das que se tornaram mais amigas.

Certa vez comprei um carro de F. Ele era revendedor da Volks.
Infelizmente essa família tem uma característica, muitos morreram cedo, vários tiveram problemas cardíacos graves. E ainda houve morte por acidente de pessoa jovem.

Mas permanecem e permanecerão sempre em meu coração. E alguns são meus amigos no Face, e hoje quis homenageá-los, escrevendo isso. Infelizmente achei a Z no Face, mas depois fui informado de que ela faleceu há alguns anos, enquanto esperava sua resposta para minha solicitação de amizade.

Obrigado pela confiança que sempre tiveram em mim!Isso foi muito importante em minha longa carreira.

Rolar para cima
.