Search

São Lourenço confirma 81 novos casos de Covid-19 em apenas 1 semana

Só nesta terça-feira (4), boletim epidemiológico da cidade confirmou mais 40 novos casos da doença, cidades da região também registram alta

A Prefeitura de São Lourenço (MG) confirmou mais 40 novos casos de Covid-19 registrados no município no boletim epidemiológico municipal divulgado nesta terça-feira (4). Em uma semana, foram 81 novos casos registrados na cidade, conforme levantamento feito utilizando os dados divulgados nso boletins. Uma das maiores altas desde o pico da pandemia, em junho de 2020.

O número de casos confirmados pelo município de SL até hoje totalizam 6410 casos,

Apesar disso, não houve mortes no período. A cidade segue com 156 mortes pela Covid-19 registradas desde o início da pandemia.

Segundo o professor da Unifal-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, a variante ômicron já está presente em quase 100% dos novos casos registrados na região.

A taxa de ocupação hospitalar também segue baixa. Atualmente há cinco pessoas internadas pela doença na cidade, sendo quatro em leitos clínicos e dois na UTI, o número que era registrado na semana passada eram de 03 em leitos clínicos e 03 na UTI.

O atendimento de síndrome gripal nos últimos dias chega a cerca de 300 pessoas.

omicon São Lourenço confirma 81 novos casos de Covid-19 em apenas 1 semana

Aumento na região

O aumento repentino de casos na região, fruto da circulação da variante ômicron, de transmissão mais rápida que as demais variantes do vírus causador da Covid-19, além das festas de Natal e Ano Novo, também já pode ser sentido em várias cidades da região.

Extrema, que até o momento é a cidade com mais casos da ômicron confirmados na região (23 pela prefeitura, 19 pelo Estado), registrou 248 novos casos de Covid-19 na última semana de dezembro. Os últimos dados foram divulgados pela prefeitura no dia 30 de dezembro.

Pouso Alegre, que também divulgou os últimos dados no dia 30, registrou +300 novos casos da doença em 20 dias.

Lavras registrou +200 novos casos nesta última semana, conforme dados atualizados pela prefeitura. Itajubá registrou +175 casos nesta última semana e São Sebastião do Paraíso +93. Três Corações, com +78 e Poços de Caldas, com +54, aparecem com números mais sob controle do que outras das maiores cidades da região.

Alfenas, que atualizou seus dados no último dia 28/12, registrou 58 novos casos de Covid-19 entre os dias 21 e 28 de dezembro.

Mortes e taxas hospitalares estáveis

Apesar do aumento repentino de casos nas maiores cidades, o número de mortes e a taxa de ocupação de leitos estão em níveis baixos. Nenhuma das maiores cidades da região registrou morte por Covid-19 nesta última semana.

Já as taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias se mantêm em níveis baixos, de antes do aparecimento da ômicron na região.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a taxageral de ocupação de leitos de UTI está atualmente em 41,77%, sendo que apenas 7,48% dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 estão ocupados. Há cerca de um mês, no dia 5 de dezembro, a taxa de ocupação geral estava em 44,55% e a taxa exclusiva de leitos de Covid-19 era de 9%.

Rolar para cima
.