Search

Ações de prevenção para as IST/AIDS e vacinação serão realizadas neste sábado em SL

Evento contará com testagem gratuita na Praça Brasil e doses da vacina contra a Covid-19 e gripe comum

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar uma ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS na Praça João Lage (Praça Brasil) e vacinação neste sábado (11/12). O evento acontecerá entre 10h e 16h e contará com a atuação dos profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE)/ Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Ação é alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização da prevenção e diagnóstico às IST/AIDS, tem por objetivo levar informações sobre as formas de contágio e prevenção das doenças. Na oportunidade ainda será realizado o teste rápido para detecção do HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Na ocasião, serão disponibilizados preservativos masculinos e femininos, além de material informativo.

A enfermeira coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Akemi Murata, destaca que mesmo realizando os testes em praça pública, as pessoas terão o sigilo do resultado garantido.

“Os quatro testes são realizados com apenas uma gota de sangue tirada da ponta do dedo e o resultado sai em até 20 minutos. A entrega dos resultados será feita em um espaço reservado para que somente o paciente tenha conhecimento”, informou a coordenadora.

Caso o resulto para algumas das doenças for positivo, exceto no caso da Sífilis, o paciente será encaminhado para o tratamento gratuito com assistência multidisciplinar no SAE/CTA. No caso de resultado positivo para a Sífilis, o tratamento é realizado em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS)

“Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento que será iniciado o quanto antes. O sigilo é garantido no tratamento. O diagnóstico precoce e tratamento evita que outras pessoas sejam contaminadas devido ao desconhecimento das doenças. Portanto, tire essa dúvida”, destacou.

Vacinação

Ainda durante a ação será disponibilizada a vacina contra a gripe comum e contra a Covid-19. As doses da vacina contra a Covid já podem ser aplicadas junto com a vacina da gripe. As pessoas que ainda não tomaram a terceira dose e já tem cinco meses de intervalo da segunda podem receber o reforço do imunizante. Para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose ou a primeira, também podem procurar as vacinas na Praça Brasil neste sábado.

aids Ações de prevenção para as IST/AIDS e vacinação serão realizadas neste sábado em SL
Rolar para cima
.