Search

São Lourenço integra discussão para regionalização do Serviço de Inspeção Municipal

Regionalização vai permitir fomento e desenvolvimento econômico da região

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Industria, Comercio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, integrou uma reunião na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG), em Caxambu, para discutir a padronização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na região.

O objetivo é fazer com que os produtos de origem animal, a exemplo do leite e derivados, mel e derivados, ovos, carnes e derivados dos micros e pequenos empreendedores possam ser comercializados em toda a região.

Com a inserção do SIM de São Lourenço no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Circuito das Águas (CIMAG), o abatedouro municipal também será habilitado para prestar serviço para os municípios circunvizinhos.

A regionalização é o primeiro passo para o reconhecimento da equivalência do SIM e a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção- SISB, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os produtores do município terão a garantia e as condições técnicas e sanitárias para atender as exigências dos órgãos fiscalizadores e o comércio em todo o território nacional.

Outra vantagem da regionalização do SIM é a geração de renda e o fomento da economia local.

Participaram da reunião o secretário de Indústria, Comercio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Theo Silva, a coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor, Ana Paula Ferraz, e a médica veterinária responsável pelo SIM e autoridade fiscal, Maria Emília M. Chaves.

Rolar para cima
.