Search

Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos

 

Em uma cerimônia que reuniu autoridades locais, profissionais da saúde e comunidade em geral, o Hospital de São Lourenço inaugurou na última quinta 20/03  sua moderna Unidade de Hemodinâmica.

IMG 5492 Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos
Primeiro cateterismo realizado. Futo Marcos Querino

A iniciativa representa um marco histórico para a instituição e para a cidade, ampliando significativamente o acesso a procedimentos cardíacos  para a população do Sul de Minas Gerais.

Na inauguração foi realizado o primeiro cateterismo do Serviço de Hemodinâmica “Conselheiro Márcio Augusto Machado”, realizado pelos hemodinamicistas Dr. Fabiano Amaral Fulgêncio da Cunha e Dra. Lorena Silva Fonseca (também integram o setor os hemodinamicistas Dr. Gustavo Eugênio Martins Marinho e Dr. Marcelo Biscaro Carvalho; o cirurgião cardíaco Dr. Frederico Nunes e o cirurgião vascular/angiologista Dr. Luciano Morais).

IMG 5495 Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos
Pacientes cardíacos agora podem ser tratados em São Lourenço . Foto Marcos Querino

Junto à equipe médica, atuam na Hemodinâmica a enfermeira Alice Andrade e o técnico de enfermagem Alessandro Alberto da Silva.

IMG 5498 Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos
Parte da equipe da Hemodinâmica. Foto Marcos Querino

Através da nova Hemodinâmica, o Hospital São Lourenço realiza procedimentos minimamente invasivos na área de Cardiologia, como o cateterismo cardíaco e a angioplastia coronariana (implante de stent) – permitindo o tratamento das obstruções coronarianas e do infarto agudo do miocárdio. Na Hemodinâmica, também são realizados procedimentos vasculares (angioplastias, tratamento de aneurismas e embolização de tumores).

Para agendamento de exames e mais informações sobre a Hemodinâmica do Hospital São Lourenço, ligue para (35) 3339-2060 / de segunda a domingo, das 7h às 18h – ou, então, vá pessoalmente à Recepção Principal do Hospital (nos dias e horários citados acima).

IMG 5491 Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos
Equipamentos modernos foram instalados. Foto Marcos Querino

Na realização do primeiro cateterismo, esteve presente o prefeito municipal de São Lourenço, Walter José Lessa, que foi recebido pelos representantes do Hospital São Lourenço: vice-presidente da Diretoria Executiva/diretor técnico, Dr. Luiz Carlos Junqueira Castro; provedor Hélio Antônio Maduro; Marlon Antônio (Administração), Bibiana Carneiro e Eliel Fernandes (Coordenação/Gerência de Enfermagem).

IMG 5497 Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos
Prefeito Lessa e diretores do hospital. Foto Marcos

 

 

 

Equipamentos de última geração:

A Unidade de Hemodinâmica do Hospital de São Lourenço é equipada com tecnologia de ponta, incluindo um angiógrafo de última geração que permite a realização de diversos procedimentos cardíacos com alta precisão e segurança. Entre os procedimentos que podem ser realizados na unidade estão:

Cateterismos cardíacos: Exames que permitem avaliar as artérias coronárias e diagnosticar doenças cardíacas.
Angioplastias: Procedimentos que desobstruem as artérias coronárias, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração.
Implante de stents: Dispositivos que são colocados nas artérias coronárias para mantê-las abertas.
Ablação por radiofrequência: Técnica utilizada para tratar arritmias cardíacas.

Benefícios para a população:

A inauguração da Unidade de Hemodinâmica do Hospital de São Lourenço representa um grande benefício para a população do Sul de Minas Gerais. Antes da instalação da unidade, os pacientes que necessitavam de procedimentos cardíacos de alta complexidade precisavam se deslocar para outras cidades, muitas vezes distantes, para receber o tratamento adequado.

IMG 5494 Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos
Equipe de hemodinâmica trabalhando. Foto Marcos Querino

Ampliação do acesso à saúde:

Com a nova unidade, o Hospital de São Lourenço passa a oferecer um atendimento cardiológico completo, desde o diagnóstico até o tratamento de doenças cardíacas mais  complexas. Isso significa que os pacientes da região agora podem ter acesso a um tratamento de qualidade e com mais agilidade, sem precisar se deslocar para outras cidades.

Investimentos em saúde:

A instalação da Unidade de Hemodinâmica faz parte de um conjunto de investimentos que o Hospital de São Lourenço vem realizando em sua estrutura e equipe médica. A instituição está comprometida em oferecer um atendimento de excelência para a população do Sul de Minas Gerais, com foco na qualidade, segurança e humanização do atendimento.

Um marco histórico:

A inauguração da Unidade de Hemodinâmica do Hospital de São Lourenço é um marco histórico para a instituição e para a cidade. A iniciativa representa um importante passo na democratização do acesso à saúde de qualidade e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população do Sul de Minas Gerais.

IMG 5490 Hospital de São Lourenço inaugura Hemodinâmica e amplia acesso a procedimentos cardíacos
Já está funcionando a Hemodinâmica. Foto Marcos Querino

Palavras do provedor:

“A inauguração da Unidade de Hemodinâmica é um sonho realizado para o Hospital de São Lourenço”, disse o  provedor da instituição, Hélio Maduro “Com essa iniciativa, estamos ampliando significativamente o acesso a procedimentos cardíacos de alta complexidade para a população da região, proporcionando um atendimento de qualidade e com mais agilidade”.

 

Rolar para cima
.