No próximo dia 30 e 01 de maio acontecerá a tradicional Peregrinação de Nhá Chica que está na sua 23 edição.
As pessoas em sua grande maioria vão á pé, há quem vá de moto, bicicleta, cavalo, mas vamos passar importantes dicas e informações aos peregrinos: haverá ônibus da Viação Coutinho a partir das 7h da manhã para que os fiéis retornem para São Lourenço, o valor da passagem será R$20,00 , os ônibus vão passar nas principais ruas e avenidas da cidade.
- As missas em Baependi serão às 5h, 7h, 15h30 e 19h na Igreja Episcopal de N. S. da Conceição da Beata Nhá Chica no dia 01 de maio
- use calçados confortáveis
- de preferência, tênis macio.
- roupas leves e claras.
- tenha um kit bolha.
- leve apenas o necessário.
- leve água ou isotônico para hidratação.
- barras de cereais.
- Não vá muito agasalhado, pois andando seu corpo esquenta e os agasalhos viram um transtorno.
- leve lanterna.
- Use filtro solar.
- mantenha-se alimentado e hidratado.
- quando estiver na rodovia, ande uma atrás do outro.
As prefeituras de São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi distribuem água, servem café, mas nem sempre todos conseguem, então previnam-se levem seu kit numa pequena mochila e sigam sua fé.
A XXIII Peregrinação de Nhá Chica acontece nos dias 30/04 e 01 de maio
Relatos de peregrinos durante a caminhada
Beatificação de Nhá Chica
A capela de Nossa Senhora de Conceição, que Nhá Chica tinha mandado construir, foi demolida em 1940. Um santuário foi erguido anos depois no mesmo local, onde também estão os restos mortais da beata. Em 1954, a Igreja de Nhá Chica, hoje o “Santuário Nossa Senhora da Conceição”, foi confiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Desde então iniciou, bem ao lado da Igreja, uma obra de assistência social para crianças necessitadas que vem sendo mantida por benfeitores devotos de Nhá Chica.
A comissão em prol da beatificação de Nhá Chica começou em 1989 e foi concluída em 2012, com a assinatura do decreto pelo Papa Bento XVI. Incontáveis graças são atribuídas à leiga Mãe dos Pobres de Baependi.
Foi beatificada no dia 4 de maio de 2013, em Baependi, numa cerimônia presidida pelo Cardeal Ângelo Amato, enviado pelo papa Francisco.
A festa dela é celebrada no dia 14 de junho. Que ela nos proteja com a sua intercessão!