Avião de pequeno porte cai durante tentativa de decolagem em São Lourenço; casal sai ileso

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste domingo (26) durante uma tentativa de decolagem no Aeroporto de São Lourenço (MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o casal que estava a bordo, moradores de Cosmópolis (SP), saiu ileso e dispensou atendimento médico.

Segundo o secretário de Turismo e coordenador do aeroporto, Luiz Cláudio Maciel, as condições climáticas podem ter contribuído para o acidente. Ele informou ainda que a aeronave estava com documentação e inspeções em dia, tendo passado por revisão em junho deste ano.

WhatsApp Image 2025 10 29 at 10.09.10 Avião de pequeno porte cai durante tentativa de decolagem em São Lourenço; casal sai ileso   WhatsApp Image 2025 10 29 at 10.08.53 Avião de pequeno porte cai durante tentativa de decolagem em São Lourenço; casal sai ileso

O avião caiu em uma área de mata dentro do perímetro do aeroporto. Houve vazamento de combustível, rapidamente controlado pelos militares, evitando riscos maiores.

Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave de matrícula PU-LPT é um Dynamic WT-9, fabricado em 2010, com dois assentos e categoria experimental de construção amadora. O avião está registrado como aeronavegável, autorizado apenas para voos diurnos sob regras visuais (VFR), e não pode operar como táxi aéreo.

A última transferência de propriedade foi registrada em 30 de agosto de 2024, sem pendências legais vinculadas.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informou que uma equipe do SERIPA III foi acionada para realizar a Ação Inicial da ocorrência. Nesta etapa, são coletadas informações e preservados elementos que ajudarão a identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

A FAB destacou que a investigação tem caráter preventivo, sem o objetivo de atribuir culpa, e que o relatório final será publicado no site do CENIPA após a conclusão dos trabalhos.

Imagens: Reprodução / Luiz Cláudio Maciel

Rolar para cima
.