Search

Vacina Covid-19, Influenza e testes serão disponibilizados na Praça Brasil neste sábado 15/01 em SL

Vacinas contra a Covid-19 e Influenza e testes para detecção do coronavírus serão disponibilizados neste sábado (15/01) na Praça João Lage, a Praça Brasil, entre 8h e 16h. A ação faz parte de uma série de medidas adotadas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, para conter o avanço das doenças. 

As pessoas que ainda não tomaram as vacinas ou que precisam completar o esquema vacinal da Covid-19 podem procurar a tenda que será montada no centro da cidade. Para receber os imunizantes, é necessário levar a carteirinha de vacinação. 
Para realizar o teste para detecção da Covid-19, a pessoa deve, antes, passar por uma avaliação médica, pois não haverá atendimento médico na Praça João Lage. 
Somente esse mês já foram detectados 491 casos da doença, sendo destaque nos dias 07/01 com 83 casos e o dia 12/01 com 94 casos da Covid-19. Os leitos hospitalares que estavam sem ocupação voltarem a receber pacientes na segunda-feira (10/01). Até a quinta-feira (13/01), já foram contabilizados dois pacientes em ala clínica e nenhum na UTI. 
A Influenza, que teve baixa procura pela vacina, está com o número de casos crescente em São Lourenço. Até a última segunda-feira haviam sido diagnosticados 17 casos da doença. Até a quinta-feira (13/01) já foram detectadas mais três pessoas com a Influenza. Desse total, duas tiveram a forma mais grave da doença e precisaram ser internadas.     
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de São Lourenço, Akemi Murata, o teste rápido de antígeno para Covid-19 ou o RT PCR devem ser realizados preferencialmente a partir do terceiro até o sétimo dia de sintomas. 
“A pessoa deve procurar um atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas, que são febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativas”, explicou a coordenadora.
O secretário Municipal de Saúde, Ricardo Christo Coelho, orienta as pessoas a manterem os cuidados para evitar que haja disseminação da doença. “É muito importante que as pessoas se conscientizem que a pandemia não acabou e continuem mantendo os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19 e da Influenza. As medidas são aquelas já conhecidas por todos e que ajudam a prevenir as duas doenças: uso constante de máscara, higienização das mãos e evitar a aglomeração”, destacou Ricardo.
“Ainda lembro as pessoas quanto ao distanciamento em filas de banco, supermercado, lotéricas, entre outras. Os estabelecimentos comerciais devem continuar exigindo de seus clientes o uso de máscaras e disponibilizando o álcool em gel em local visível e de fácil acesso”, complementou o secretário.
Outras medidas
O Governo Municipal reuniu o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) no início dessa semana para anunciar e discutir outras medidas de enfrentamento a doença. Entre as medidas estão o adiamento do Forró da Praça, que tinha data de retomada marcada para este sábado (15/01). Ainda finalizou o Food Park, que estava acontecendo com música ao vivo no estacionamento do Parque das Águas.
Eventos com músicas ao vivo ou com potencial de aglomeração não serão autorizados em espaços públicos até que os números da Covid-19 voltem a reduzir.

Rolar para cima
.