Search

Trilhas da Serra Fina estão sinalizadas e mapeadas para segurança de todos!

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) através do 3º Pelotão de Bombeiros com Sede em São Lourenço realizou uma operação conjunta com Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CBMESP) e a Associação de Proprietários da Serra Fina (APSF), executando o mapeamento e a sinalização de emergência nas trilhas da Serra Fina.

serra 3 Trilhas da Serra Fina estão sinalizadas e mapeadas para segurança de todos!
Bombeiros de São Lourenço MG e Cruzeiro SP participaram da operação

A Serra Fina, seção da Serra da Mantiqueira, apresenta um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro, onde esta localizada a Pedra da Mina, o quarto maior Pico do Brasil. Sua posição geográfica encontra-se na divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Conforme a APSF, na temporada de 2022, cerca de 94 guias de montanha e 1800 montanhistas realizaram a travessia da Serra Fina.

Nesse sentido, o objetivo da missão consistiu em mapear e sinalizar toda a trilha, visando a gestão do risco de possiveis vitimas extraviadas e/ou feridas, possibilitando uma maior agilidade e excelência no atendimento de ocorrências, diminuindo o tempo resposta de localização e auxiliando a logística para apoio aéreo e/ou terrestre em casos de emergências com os montanhistas.

 

serra 2 Trilhas da Serra Fina estão sinalizadas e mapeadas para segurança de todos!
Bombeiros fizeram todo o trajeto para marcar as coordenadas geográficas

A operação foi dividida em duas etapas, a primeira incursão ocorreu de 03 a 05 de abril, com o mapeamento e sinalização da trilha da “Toca do Lobo” ao cume da “Pedra da Mina”. A segunda incursão ocorreu de 10 a 11 de abril, com início na trilha na “Fazenda do Pierre” passando pelo “Pico dos Três Estados” e finalizando no cume da “Pedra da Mina”.

A equipe de trabalho composta por militares do CBMMG, CBMESP e um guia da região percorreram as trilhas mapeando as rotas com GPS e aplicativos de navegação. Durante o percurso foram instaladas placas de sinalização de emergência em todo trajeto. As placas orientam o Corpo de Bombeiros Militar sobre o trecho exato da trilha, coordenadas geográficas, fotos do local, áreas de pouso de aeronave, relevo e vegetação, e ainda orientam os montanhistas, através de um QR Code sobre como agir em caso de situações de emergência durante as atividades na montanha.

serra fina Trilhas da Serra Fina estão sinalizadas e mapeadas para segurança de todos!
Trilha está toda mapeada

Sobre a Serra Fina

A travessia da Serra Fina é uma das travessias mais famosas do Brasil. Ela esta localizada entre São Paulo e Minas Gerais e passa por belas montanhas da Serra da Mantiqueira, como o Pico do Capim Amarelo, a Pedra da Mina (ponto mais alto da Mantiqueira) e Pico dos Três Estados. Além da Travessia, ela também é muito procurada por montanhista que querem escalar suas montanhas.

serra fina Trilhas da Serra Fina estão sinalizadas e mapeadas para segurança de todos!
Travessia da Serra Fina

Quanto Custa a travessia na  Serra Fina?

Os valores variam conforme o número de dias utilizados para realização do trekking ou travessia e o número de acampamentos. Também há diferença de valores entre os dias da semana. Assim, de segunda a sexta-feira, dias em que há demanda menor, o valor será de 30 reais por dia. Já nos finais de semana o valor será 60 reais por dia e nos feriados, 80  reais por dia. Os acampamentos tem preço fixo de 30 por noite.

Assim, se um montanhista deseja realizar a travessia da Serra Fina em quatro dias uteis ele deve somar as quatro diárias de 30 reais mais os três acampamentos no valor de 30 reais totalizando um valor de 210 reais por pessoa.

Mas caso, ele deseje realizar esse mesmo roteiro durante um feriado prolongado, o valor será de 410 reais por pessoa. A mesma regra vale para pernoite simples, como os realizados na Pedra da Mina, em que o visitante usa um dia para subir a montanha, acampa e retorna no outro. Nesse caso serão cobradas duas diárias mais um acampamento.

No entanto moradores das cidades que abrigam a Serra Fina (Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, Lavrinha e Queluz), terão descontos. O valor para um dia de trekking será de 15 reais nos dias úteis e 30 reais em finais de semana e feriados.

Onde esse dinheiro será investido?

De acordo com a Associação dos Proprietários da Serra Fina, o valor arrecadado será revertido em investimentos de manutenção na montanha e no pagamento de custos de operação. Entre as ações propostas estão o manejo e sinalização constante das trilhas, o pagamento da mãe de obra e manutenção das portarias, custos indiretos da gestão como salários e impostos.

Além disso, a empresa responsável pelo gerenciamento das trilhas também contratará um Seguro Aventura para os visitantes do local.

Rolar para cima
.