Search

Trem turístico será inaugurado entre Passa Quatro e Cruzeiro

Viagem histórica! A ferrovia inaugurada por Dom Pedro II no ano de 1884, sediou diversos episódios da Revolução de 1932

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, responsável pelo projeto, confirmou que 4,5 KM dos trilhos já estão totalmente restaurados .

trillhos cruzeiro Trem turístico será inaugurado entre Passa Quatro e Cruzeiro
Restauração dos trilhos

A Ferrovia histórica Minas-Rio, recebeu esse nome porque quando foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, o projeto previa que ela iria de Minas Gerais até uma cidade do Rio de Janeiro mas os planos mudaram e ela parou em Cruzeiro, mas permaneceu com o mesmo nome.

O trajeto completo terá 34,5 KM entre Cruzeiro SP e Passa Quatro MG, com previsão de término em 2024, receberá o nome de Trem Turístico da Revolução de 1932, passará pelo túnel da Mantiqueira, importante palco da revolução. Será feita em etapas, e o primeiro trecho será inaugurado esse ano em dezembro. Serão 6KM entre a Estação Cruzeiro que fica localizada no centro da cidade e a Estação Rufino de Almeida, que fica na zona rural município.

rufino de almeida Trem turístico será inaugurado entre Passa Quatro e Cruzeiro
Estação Rufino de Almeida

Em Passa Quatro já possui um passeio turístico em funcionamento que nada tem a haver com esse trem histórico, as linhas não serão interligadas.

É muito bom ver a região do Sul de Minas literalmente a pleno vapor, principalmente no setor turístico, visto que a região toda tem a ganhar com essas atrações. Como as hospedagens em Passa Quatro são limitadas, a tendência é que os hospedes venham para São Lourenço e façam passeios pela região, gerando mais empregos e distribuindo renda.

cruzeiro estacao Trem turístico será inaugurado entre Passa Quatro e Cruzeiro
Estação de Cruzeiro

Rolar para cima
.