Search

São Lourenço conquista 1º colocação no Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura

O município concorreu com os outros municípios do Estado que possuem população entre 30 e 100 mil habitantes

O trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Municipal desde o início do ano foi reconhecido pela eficiente gestão e nos investimentos realizados na Infraestrutura Urbana. Após concorrer ao Prêmio Bandeirantes Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura, São Lourenço foi considerada a melhor cidade na área entre os municípios mineiros que possuem população de 30 a 100 mil habitantes.

Na avaliação realizada pelo Instituto Áquila, que é a instituição parceira do Grupo Bandeirantes de Comunicação, foram levados em conta os seguintes quesitos: condições ambientais urbanas, condições habitacionais, infraestrutura urbana, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frotas de veículos por habitante, deslocamento casa trabalho em menos de uma hora.

Por meio de uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Áquila, a avaliação é feita a partir de 41 indicadores que são analisados por Inteligência Artificial baseada em algoritmos, que consolida os resultados. Os municípios concorrem ao prêmio sem uma inscrição prévia, por iniciativa do próprio instituto.

Ao todo, as cidades são avaliadas em cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Os municípios ainda são avaliados em três categorias: até 30 mil habitantes, 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Infraestrutura Urbana

O Governo Municipal abriu várias frentes de trabalho em todos os bairros para melhorar o calçamento das vias públicas, praças e jardins, saneamento e drenagem urbana, troca da iluminação pública por led em toda a cidade.
O centro turístico está sendo todo revitalizado com a troca dos playgrounds, jardinagem, melhoria das ruas, sinalização e acessibilidade.

A prefeitura ainda vem fazendo reforma em todas as UBS, escolas e CEMEI’s – as creches.

O SAAE e a Infraestrutura atuam em parceria com a ampliação das redes de abastecimento, esgoto e drenagem
urbana em toda a cidade. Juntos realizam a substituição de redes de esgoto e ampliação do sistema de drenagem urbana. Também está em construção a estação elevatória que vai colocar em funcionamento o segundo reservatório do sistema Jardim das Acácias para ampliar o abastecimento de água da cidade.

Rolar para cima
.