Search

SAAE faz sondagem do antigo aterro para elaboração do Plano de Recuperação de Área Degradada

Sondagem foi a terceira ação realizada no terreno para elaboração do PRAD.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço realizou a sondagem do terreno onde funcionou, por 23 anos, o aterro de São Lourenço. A sondagem é mais uma etapa dos estudos que permitirá a produção do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

A sondagem tem como objetivo destacar as características do terreno, a exemplo da espessura das camadas que o compõe, resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista.

De acordo com a assessora de Meio Ambiente do SAAE, Karine Lima, a sondagem informará detalhes do terreno para a elaboração do PRAD. “Esta analise se assemelha a radiografia em casos médicos. A sondagem também permite a coleta de amostras de solo que serão analisadas em laboratório”, explicou a técnica.

O PRAD está sendo realizado por meio de uma parceria do SAAE com o Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), onde o consórcio, com a ajuda do SAAE, vai elaborar o plano de acordo com as diretrizes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) de Minas Gerais e a legislação ambiental vigente.

O trabalho de recuperação da área é desenvolvido ao longo dos anos e passa por diversas etapas. Mais duas etapas do estudo já foram realizadas. A primeira foi a coleta de espécie nativas para recomposição da mata no entorno da área degradada. A segunda etapa foi o levantamento topográfico da área que vai avaliar o maciço de lixo e a possível localização dos poços de monitoramento.

WhatsApp Image 2022 06 24 at 16.24.56 SAAE faz sondagem do antigo aterro para elaboração do Plano de Recuperação de Área Degradada
Rolar para cima
.