Search

Prefeitura fiscaliza charretes e dá orientações sobre a saúde dos animais

Ação aconteceu no final de semana e abordou 51 animais

Foi realizado pelo Governo Municipal, Gerência de Trânsito (SL Trans) e Coordenação de Zoonoses, a fiscalização das charretes no último final de semana. Na ocasião, os proprietários dos animais receberam orientações para o cuidado com a saúde dos cavalos.

A inspeção dos animais utilizados nas charretes foi realizada em vários pontos da cidade, entre eles as Praças Brasil e Estação, Teleférico e Rua Comendador Costa. O período escolhido, permitiu que fosse avaliado um maior número de animais sem que houvesse repetição deles.

A médica veterinária Maria Emília Mendes Chaves e os agentes de SL Trânsito, avaliaram, de acordo com suas competências legais, 51 animais quanto o estado de saúde e identificação do microchip, que comprova o cadastramento do animal na Coordenação de Zoonose

De acordo com a médica veterinária, os charreteiros foram orientados quanto a suplementação alimentar no período de seca, uma vez que há redução das pastagens, o controle de carrapatos, vermifugação, casqueamento, ferragens e tipos de ferraduras.

“Fizemos uma avaliação cardiorrespiratória, através medição de batimentos cardíacos e ausculta o pulmonar. Foi retirado o arreamento para verificação de possíveis ferimentos e lesões, avaliação das condições dos cascos e ferraduras. Encontramos apenas uma animal que estava abaixo do peso na avaliação nutricional e orientamos que ele fosse poupado do trabalho até que retome o peso ideal”, disse Maria Emília.

Ainda verificamos um animal com ferradura de borracha, que não é permitida, e de ferro fundido gastas. Ambas foram indicadas a substituição. Uma charrete ainda foi retirada do trabalho, uma vez que o animal não possuía o microchip”, complementou.

Uma nova inspeção será feita para verificar a adequação do que foi notificado. Caso as adequações não sejam realizadas, o proprietário pode ser autuado e o animal retirado do trabalho.

Os trabalhos ainda foram acompanhados pelo Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico uma vez as charretes representam renda para diversas famílias de São Lourenço. Elas ainda são um atrativo turístico da cidade.

charretes 2 Prefeitura fiscaliza charretes e dá orientações sobre a saúde dos animais
Dra. Maria Emília avalia os animais

Rolar para cima
.