Search

Prefeitura de SL pretende transformar trecho da Rua Wenceslau Bráz em “Boulevard”

Trecho entre Av. Dom Pedro II e Rua Cel José Justino será um novo espaço turístico em de São Lourenço, com centros de convivência, Parklets.

A Prefeitura Municipal pretende executar uma obra na Rua Wenceslau Bráz, centro de São Lourenço na qual as calçadas ganhariam um avanço em relação a rua, ou seja nesse trecho só passaria um veículo no centro da rua, e o espaço para pedestres seria bem maior com projeto arquitetônico, bancos e paisagismo, seriam criados espaços de convivência. O diretor do departamento de obras e infra estrutura do município, procurou os empresários do local, mas ainda permanecem muitas dúvidas que não foram esclarecidas.

2014 04 16 fa parklet 7 1024x682 1 Prefeitura de SL pretende transformar trecho da Rua Wenceslau Bráz em "Boulevard"
Imagem ilustrativa do fortalecimento da cultura dos parklets, presente em SP e no RJ, são centros de convivência

Muitas são as dúvidas em relação a essa mudança, para os empresários locais e diversas pessoas que preocupam com o turismo e o cotidiano do são-lourenciano. No referido trecho existe um ponto de taxi com 10 veículos, mesmo que eles não estejam lá estacionados diariamente, existe o espaço destinado a eles, inclusive a licitação desses taxistas foi realizada com o apoio do Ministério Público na época, se eles saírem dali, irão ocupar outras vagas no centro?

Outra dúvida, em relação as vagas de estacionamento da rua, no centro de São Lourenço, mesmo com a faixa azul, já está difícil achar vagas, devido as inúmeras placas: de carga e descarga, de taxi, de hotel, de idosos, de cadeirantes, de motocicletas, da polícia militar ! São bastante placas que restringem o número de vagas cada vez mais, com esse avanço da calçada, haverá perda dessas vagas. Haverá estacionamento?

Onde vão estacionar os caminhões que abastecem os comércios do local, principalmente os de bebidas, visto que a rua possui barzinhos, lanchonetes, restaurantes?

ruas sp2 910x683 1 Prefeitura de SL pretende transformar trecho da Rua Wenceslau Bráz em "Boulevard"
Imagem ilustrativa de SP onde foi instalado o Projeto Ruas que aumenta o atendimento de bares e restaurantes

Nesses avanços da calçada haverá licitação para uso do espaço público? Serão permitida a colocação de mesas como acontece no Calçadão?

Essas dúvidas serão encaminhadas para a prefeitura Municipal para que sejam respondidas e possamos informar a todos, visto que todos os espaços são públicos.

Abaixo você confere a opinião e depoimento de empresários, taxista da rua.

Eder taxista e proprietário da Boutique da Meia

Marcelo Magalhães Sócio do Restaurante Paladar Mineiro
Nesse trecho será o Boulevard

Significado para palavra Boulevard e parklets

Boulevard : Oque é ?

Um “boulevard” ou bulevar, em suma, é uma rua ou avenida arborizada que se destaca por ser muito ampla.

A origem dos “boulevards” encontra-se nas cidades da Idade Média. Na verdade, “boulevard” vem de “bolwerk”, uma noção holandesa que pode ser traduzida como “defesa” ou “baluarte”. Na era medieval, foram construídas vias em torno das fortalezas: quando as paredes foram demolidas, as vias permaneceram como ruas para circulação urbana. Assim surgiram os “boulevards” com características semelhantes às que conhecemos hoje.

Parklets: o que é ?

Um parklet é uma extensão da calçada, normalmente em frente a restaurantes, galerias de arte, bares e cafés, com mesas e cadeiras onde as pessoas podem ficar. O ponto crucial aqui é que se trata de um espaço público: não é preciso consumir nada para ocupá-lo – e todas as regras vigentes para demais áreas públicas estão valendo.

Rolar para cima
.