A resposta é NÃO! Com o aumento do número de ciclistas nas cidades, a pergunta frequentemente é feita devido ao trânsito de adolescentes e adultos em sua maioria do sexo masculino, nas calçadas de São Lourenço.
O SLJornal fez uma enquete na semana passada perguntando sobre a opinião das pessoas se achavam que deveria existir legislação mais severa sobre o tema na cidade.
A enquete ficou no site do SL Jornal por 6 dias, e o resultado foi que 86,66 % dos internautas responderam que SIM, que deveria existir uma legislação regulamentada para esse assunto em São Lourenço, visto que a Lei existe na cidade há mais de 10 anos, a Lei Municipal 2704/2011, a qual proíbe a circulação de bicicletas, skates e similares nas calçadas. Mas, segundo o vereador Willian , falta regulamentação, já que o texto da legislação não traz com clareza como será a fiscalização e por qual órgão será feita.
Segundo dados da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), no ano de 2020 foi registrado uma média de 50% de aumento nas vendas das bicicletas em comparação a 2019. Em 2021 também registrou aumento de vendas, mas não divulgaram os números.
De acordo com o artigo 59 do Código Brasileiro de trânsito, não é permitida a circulação de bicicletas pela calçada – a menos que haja sinalização permissiva, pelo órgão público responsável.
Quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, a circulação deverá ocorrer nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação da via (artigo 58), ou seja em São Lourenço o trânsito é nas ruas, não sendo permitido nas calçadas.
É comum em São Lourenço, o trânsito de bicicletas nas calçadas, na mão contrária de direção, e não estamos falando de ciclistas, que praticam esportes, que estão equipados com roupas apropriadas e equipamentos de proteção, estamos falando de pessoas, que transitam em alta velocidade nos passeios, atropelam pedestres e muitas vezes xingam e agridem verbalmente idosos e mulheres. É contra essa prática errada de transitar com bicicletas nas calçadas que a Câmara Municipal de São Lourenço tem que se posicionar e criar legislação que seja eficiente para que a população possa cobrar dos órgãos que ficarão responsáveis pela fiscalização evitando assim acidentes e transtornos.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |