Search

Onda de calor sufocante será maior e vai até o fim do verão, no dia 20, diz Climatempo

Termômetros devem ficar de 3°C a 5°C acima da média em boa parte do país; veja as regiões afetadas

A temperatura começa a subir em boa parte do Brasil nessa semana. Uma nova onda de calor já deixa os termômetros de 3°C a 5°C acima da média, fenômeno que deve persistir até o fim do verão, no dia 20 de março, segundo O Climatempo.

Nessa primeira semana, entre os dias 11 e 15 de março, os locais mais afetados devem ser o oeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e noroeste do estado de São Paulo.

A outra parte de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais, oeste da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima também devem sentir o fenômeno ainda nessa semana.

Entre os dias 16 e 20 de março o mapa muda um pouco, já que a onda de calor se espalha. A área mais impactada segue para o Sudeste, atingindo todos os estados da região, além do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Confira o mapa da onda de calor do dia 11 a 15 de março:

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.46.34 1 Onda de calor sufocante será maior e vai até o fim do verão, no dia 20, diz Climatempo
Veja regiões afetadas pela onda de calor entre os dias 11 e 15 de março / Reprodução/ Climatempo

Confira o mapa da onda de calor do dia 16 a 20 de março:

WhatsApp Image 2024 03 13 at 07.08.27 Onda de calor sufocante será maior e vai até o fim do verão, no dia 20, diz Climatempo
Veja regiões afetadas pela onda de calor entre os dias 16 e 20 de março / Reproduçã0/ Climatempo

O que é onda de calor e como ela se forma

A porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, explica que a onda de calor é quando a temperatura fica pelo menos cinco graus acima da média, por mais de cinco dias seguidos.

Sassaki explica que a temperatura está relacionada com a umidade: “quando o ar está úmido, a temperatura fica mais baixa, e quando o ar está seco, o calor aumenta.”

Ou seja, a onda de calor é consequência de uma massa de ar seco que é proveniente de bloqueios atmosféricos, mais comuns nos meses de inverno, mas que também podem acontecer no verão.

Rolar para cima
.