Search

O dia em que conheci o ex-prefeito de São Lourenço, José Ribeiro Lage.

Ele era médico. Tempos em que São Lourenço teve prefeitos nomeados, como aconteceu em várias fases de nossa História.
Governou em meados da década de 40.
Seu sobrenome Lage não tem nada a ver com a família Lage, tradicional em São Lourenço e que tiveram o nome “aportuguesado” de El Hajj (peregrino) para Lage.

Não era daqui, veio de fora, apenas para ser prefeito. Naqueles tempos usava-se nomear e além disso alguns eram prefeitos em outras épocas de outras cidades que os tinham nomeados. Assim, por exemplo, o prefeito Rafael Cirigliano comandou Juiz de Fora também, tanto que lá tem prédio e rua com o nome dele.

Então, cerca de 25 anos depois da partida de José Ribeiro Lage de São Lourenço (ele viveria muitos anos e frequentemente viria até nossa cidade veranear, ficando no Hotel Guanabara), um dia, papai me pediu que fosse levar algo para seu primo materno, Nagib Murad, que também era médico, no Serviço Médico do Banco do Brasil, que ficava numa daquelas ruas perto da Praça Mauá, no Rio.
Talvez a Rua do Acre.

Ao chegar lá, ao lado da sala do Nagib, havia uma placa com o nome de outro médico que fazia atendimentos no local, José Ribeiro Lage.

Perguntei ao Nagib se era o mesmo que fora prefeito de São Lourenço e ele disse que sim. Sugeriu-me que fosse conversar com ele, o que foi feito.

Quando entrei, vi exatamente o que conhecia de fotos, apenas com os cabelos já brancos.

Fui recebido muito bem e fiquei feliz por ter conhecido mais uma parte de nossa História.

Rolar para cima
.