Search

Mega operação do Gaeco prende 33 pessoas

A operação aconteceu principalmente em Caxambu, com reflexos em Baependi, Conceição Rio Verde, Itanhandu e São Lourenço

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público foi deflagrada na manhã de hoje, dia 28/10 no Sul de minas.

 A operação contou além do Ministério Público, com o apoio da Policia Civil e da Polícia Militar que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão.

A Policia Militar prendeu 3 mulheres em Caxambu,  apontadas como chefes de uma organização criminosa no Sul de Minas  Além de mais 30 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e organização criminosa..

 As mulheres tinham participação na organização criminosa de tráfico de drogas com origem no estado de São Paulo. As presas também atuavam como tesoureiras dentro do grupo.

O promotor de São Lourenço Dr. Leandro Pannain Rezende, detalhou a função das mulheres como chefes de tráfico. Segundo ele, as presas tinham o comando geral do estado.

“Elas faziam a função de arrecadação de valores e até mesmo de disciplina, como chamamos quando elas aplicam punições. Uma delas, em particular, era um pouco mais violenta e aplicava punição a quem devia, a quem desobedecia as ordens dessa organização”, revelou Dr Leandro.

Foram cumpridos 33 mandados de prisão, restando apenas 3 a serem cumpridos ainda, o que deverá ocorrer brevemente. Todos os presos foram levados para o Presídio de São Lourenço (MG), Santa Rita Sapucaí e Caxambu. Conforme o Gaeco, muitas ordens de tráfico de drogas da região partiam de dentro dos presídios de do Sul de Minas.

Ao todo, 136 policiais militares e civis participaram da operação,

batizada de Coreia, que começou no início da manhã e também cumpriu mandados de busca e apreensão. Foram utilizados 40 viaturas, 4 cães farejadores, 1 aeronave que veio de Poços de Caldas

Segundo o promotor, as investigações começaram há aproximadamente há um ano e quatro meses, com uma demanda da Promotoria de Caxambu. “Nós conseguimos verificar que existia realmente uma ramificação importante de uma organização criminosa e além do loteamento de bairros em razão destes traficantes. Daí o nome da Operação Coreia – havia briga entre estes traficantes, porque um não poderia invadir o espaço do outro”, informou Dr Leandro.

Nas buscas, os policiais encontraram quantias em dinheiro, drogas e mais materiais ligados ao tráfico..

O material apreendido deve ajudar nas próximas etapas da investigação.

O Promotor de Justiça de Caxambu, Dr. Bergson Cardoso Guimarães, afirmou que “buscamos apoio do Gaeco em função da identificação do número de tráfico de drogas, uma identificação de organização mais sofisticada, não só no município de Caxambu, mas no entorno. Precisávamos de uma operação mais concentrada do MP, com maior investigação, pois identificamos com apoio do Gaeco que esse grau de organização já suplantava até os limites do município”, revelou. 

 Segundo o Major Célio Cesar Aparecido, comandante do 57° Batalhão de Policia Militar, os 120 militares que atuaram na operação, pertencem as  22 cidades que compõe a  área do 57°BPM,   além do apoio de militares de Pouso Alegre,  Itajubá e Poços de Caldas. Disse ainda que sempre que existir necessidade e  demanda , a Policia Civil, a Polícia Militar e o Ministério Público estarão  presentes para dar a resposta necessária a sociedade.

““Diante da demanda apresentada pelo Gaeco, coube à Polícia Militar o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão. Nós direcionamos o efetivo e o recurso logístico necessário para o cumprimento da operação. O resultado foi extremamente favorável, considerando que praticamente 100% dos alvos foram localizados e presos”, enfatizou Major Célio.

Ainda segundo o Major Célio,  a operação era bem complexa, devido a quantidade de alvos a serem atingidos, em diferentes cidades ao mesmo tempo, foi necessário um número expressivo de policiais  pois trata-se de uma quantidade expressiva  de mandados , eram 36 mandados, sendo que 33 foram cumpridos, considerado uma operação de grande êxito , após um planejamento minucioso das instituições envolvidas..

“Hoje,  33 pessoas envolvidas estão presas, e a  qualquer momento pode haver outra operação dessa envergadura ou até maior desde que haja necessidade e onde houver criminalidade,  a população pode ter confiança nas instituições sérias: no Ministério Público , Polícia Militar, Policia Civil, Gaeco, pois elas são estão cegas a criminalidade e sempre estaremos na rua, incentivando, motivando nossa tropa, para fazer nossa comunidade cada vez mais tranquila, finalizou Major Célio.

pm gaeco 2 Mega operação do Gaeco prende 33 pessoas
pm gaeco 1 Mega operação do Gaeco prende 33 pessoas
Major Célio, Dr Leandro, Dr Bergson
Rolar para cima
.