Search

Maria Fumaça chega a São Sebastião do Rio Verde

Passeio de Trem de no Sul de Minas vai ser ampliado – São Sebastião do Rio Verde a São Lourenço funcionará em breve

Chegou ontem dia 27/05 ao Município de São Sebastião do Rio Verde, a bela locomotiva 230 ou 62.017, construída em 1930, pela Baldwuin Locomotive Works, da Filadélfia- USA, a locomotiva veio do SESC, unidade de Grussaí, em São João da Barra no Rio de Janeiro.

trem ss 5 Maria Fumaça chega a São Sebastião do Rio Verde
População recepciona a Maria Fumaça

A locomotiva foi escoltada pelo Prefeito Sandro Lisboa Martins, vice Cacau e equipe municipal, envolvendo uma grande operação logística de transporte do estado do Rio de Janeiro até o município. Foram utilizadas duas carretas – uma para a locomotiva e outra para o tender de abastecimento, retirada dos mesmos das carretas com potentes guindastes, pararam a cidade de São Sebastião.

trem ss2 1 Maria Fumaça chega a São Sebastião do Rio Verde
Operação para colocação nos trilhos

Após a calorosa recepção dos rioverdenses, a Maria Fumaça pode ser admirada por várias pessoas, pois ficará um tempo na estação ferroviária e depois partirá para os testes e adaptações.
O trecho da linha férrea também passará por alguns poucos ajustes e restaurações, antes do início das viagens turísticas, que ocorrerá em breve, sendo mais um fomento para o turismo regional do Sul de Minas.

Sobre o TREM DAS ÁGUAS de São Lourenço

O Trem das Águas é um trem operado pela ABPF – Regional Sul de Minas na cidade de São Lourenço – MG. O trem parte da estação central de São Lourenço, KM 80 da ferrovia Minas & Rio, segue então para Soledade de Minas, localizada no KM 90 da ferrovia, totalizando um total de 20 km de passeio (ida e volta).
O trem é tracionado por uma autêntica locomotiva a vapor, sendo que em São Lourenço existe a disposição do trem a Locomotiva 327, uma locomotiva Inglesa de 1928 do tipo Pacific (rodagem 4-6-2) e a Locomotiva 1424, uma locomotiva Americana de 1927 do tipo Mikado (rodagem 2-8-2). O trem é formado por até 8 carros de passageiros, sendo na maioria antigos carros de madeira e dois antigos carros de aço carbono.
O passeio todo tem duração de duas horas, sendo 40 minutos na viagem de ida, 40 minutos de parada em Soledade e 40 minutos na viagem de retorno. Durante o trajeto violeiros animam a viagem cantando musicas populares. Funciona finais de semana e feriados.

trem das aguas Maria Fumaça chega a São Sebastião do Rio Verde
Trem das Águas partindo de São Lourenço


Rolar para cima
.