Search

Manifestante de São Lourenço devolveu a Constituição na PF de Varginha e ela já esta de volta ao STF

Marcelo Fernandes Lima entregou a Constituição após exibi-la na praça dos 3 Poderes, imitando a cena do início do Filme Rei Leão.

O indivíduo é residente de São Lourenço, em Minas Gerais, designer gráfico de uma Gráfica na cidade e disse que embarcou em um ônibus que saiu da cidade no sábado (7) em direção à Brasília para levar aqueles que estavam interessados em participar das manifestações na capital. Lá, desembarcou no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, onde passou a noite.

No domingo (8), o declarante disse que os manifestantes saíram do QG com a intenção de fazerem um “abraço humano” ao redor dos prédios da Praça dos Três Poderes, e disse que não havia nenhuma incitação específica para invadir os locais.

marcelo 3 Manifestante de São Lourenço devolveu a Constituição na PF de Varginha e ela já esta de volta ao STF
Marcelo Fernandes Lima

Ele disse que foi para a Praça por volta das 13h, e percebeu que, mesmo que não houvesse nenhuma liderança específica, alguns manifestantes mais exaltados começaram a incitar os demais e a situação começou a sair do controle. A barreira de cercas de segurança que havia no local foi rompida e algumas pessoas invadiram o perímetro de segurança e os prédios públicos.

O indivíduo falou que, apenas depois que o movimento já havia aumentado, ele também entrou no perímetro de segurança, passou próximo ao Congresso e ao Palácio do Planalto e depois se dirigiu ao prédio do STF, por onde entrou pela parte de trás do prédio, passou pelo saguão e saiu pela frente.

Ele disse que viu muitas coisas de vidro já quebradas, mas que não viu nenhuma porta arrombada ou quebrada, e por isso acredita que as portas estivessem abertas.

Quando viu três pessoas passando com o exemplar da Constituição Federal em mãos, gritando “vamos rasgar”, ele disse ter achado aquilo um absurdo e pegado o livro da mão dessas pessoas. Como não sabia o que fazer com o livro no momento, acabou trazendo o exemplar para casa para devolvê-lo às autoridades posteriormente, pois queria evitar que ele fosse destruído.

Ele pegou a Constituição e a exibiu erguendo na Praça dos 3 Poderes, imitando a cena do filme Rei Leão. existem vários vídeos circulando na internet que demonstram tal ação, com o rosto coberto com a bandeira do Brasil, mas os video circularam na internet rapidamente viralizando e ele foi identificado no mesmo dia do vandalismo e atentado.

Ele fez a observação que pareciam haver pessoas ali apenas com o intuito depredar e fazer a situação sair de controle, e que o seu intuito nunca foi participar de qualquer movimento destrutivo ou violento.

Ele saiu do local para se dirigir de volta ao ônibus antes das forças policiais chegarem na Praça e disse ter embarcado no fim da tarde e chegado em São Lourenço no dia seguinte. E acrescentou que não sabe quem pagou pelo ônibus.

Várias pessoas de São Lourenço e região participaram dos atos em Brasília.

marcelo 4 Manifestante de São Lourenço devolveu a Constituição na PF de Varginha e ela já esta de volta ao STF
Manifestantes de São Lourenço

A réplica da Constituição Federal que foi levada no domingo (8) do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal , por vândalos golpistas foi devolvida nesta sexta à Corte.

constituicao Manifestante de São Lourenço devolveu a Constituição na PF de Varginha e ela já esta de volta ao STF

A presidente do STF, ministra  Rosa Weber recebeu a Constituição das mãos do ministro da Justiça e Segurança,  Flávio Dino.

Após o encontro, ele afirmou que “assim como ninguém rouba a Constituição, ninguém rouba a democracia”. “Nós reiterarmos que extremismo só pode ser vencido, como nós desejamos, com ampla união nacional. União, portanto, que ultrapassa os Poderes, as instituições e deve aprender a sociedade, porque os terroristas se nutrem exatamente da inoculação do pânico”, afirmou o ministro.

Rolar para cima
.