Search

Humm! Calçadão tem doce feito na hora!!!

Gláucio faz doce de abóbora com coco à moda antiga no tacho de cobre!

A produção de doces em tachos de cobre é uma tradição em Minas. Há no estado, além de indústrias, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, pessoas que fabricam doces de frutas artesanalmente e seguem tradições seculares. A Vigilância Sanitária Estadual de Minas, baseada em uma resolução (RDC 20 – 22 de março de 2007) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), havia proibido o uso de utensílios de cobre na produção alimentícia. Mas essa resolução finalmente foi revogada e doceiros como Gláucio voltaram a utilizar o tacho de cobre para a produção de doces artesanais.
O tacho de cobre favorece o cozimento deixando o resultado final mais cremoso. Além disso, ele mantém as características originais da fruta, ou seja, textura, cor, aroma e sabor são preservados. Seu formato favorece muito a produção dos doces. Como ele é aberto, a água evapora mais rápido e pode ser utilizado menos açúcar porque o ingrediente natural da fruta é potencializado. Além disso, é possível economizar lenha ou gás.
Gláucio também falou sobre o quanto as docerias artesanais mineiras fazem parte da tradição e têm papel econômico e cultural importantíssimo no nosso estado.
Veja mais a seguir:

Rolar para cima
.