Search

Fiéis celebram Dia de Santa Rita

Fiéis comemoram o dia de Santa Rita em várias cidades do Sul de Minas

Dia de Santa Rita festeja-se anualmente a 22 de maio.

Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, em Roccaporena, Itália. Faleceu com 76 anos de idade a 22 de maio de 1457 em Cássia, Itália.

Santa Rita de Cássia ou a Santa dos Impossíveis, como é conhecida, após muitos martírios e perdas na sua vida (o marido com o qual foi forçada a casar e os seus filhos) rezou fervorosamente pedindo a Deus a graça de se tornar uma irmã no Convento das Agostinhas de Cássia.

Santa Rita é a santa padroeira dos doentes, das causas impossíveis e das mães, costumando estar representada com um espinho cravado na testa, com rosas e com crucifixos.

Peregrinação para a Igrejinha de Santa Rita

Hoje os fiéis da cidade de Cristina fizeram a caminhada com cerca de 9km para chegar na Igreja de Santa Rita na comunidade da Cachoeirinha.

Veja a seguir:

Peregrinos de Cristina
Peregrinos de Cristina

Celebração na Paróquia em Santa Rita do Sapucaí

Contar a história de Santa Rita do Sapucaí sem falar da paróquia de Santa Rita de Cássia é impossível. Ela é consequência da fé de um casal português que chegou à região, no Sul de Minas, em 1821. Manoel da Fonseca e Genoveva Maria Martins compraram terras às margens do rio Sapucaí, após terem, segundo dizem, se encantado com a região.

O início da devoção à Santa Rita tem um forte motivo. Após se ferir gravemente enquanto trabalhava na construção de sua fazenda, Manoel prometeu a doação de oito alqueires da terra dele e de Genoveva à construção de uma capela em sua honra. Isso é provado por documentos do bispado assinados em 2 de maio de 1821 pelo casal. Mas foi só anos mais tarde, quando Manoel morreu, que a igreja foi construída. Genoveva mandou erguer uma capela, onde colocou a imagem de Santa Rita que trouxera de seu País de origem.

Hoje, dia 22 de maio de 2022, a tradição de celebrar o dia da padroeira segue viva. Fiéis da região se reuniram na Paróquia para agradecer as benções recebidas.

Paróquia em Santa Rita do Sapucaí
Paróquia em Santa Rita do Sapucaí
Santuário de Santa Rita de Cássia

Veja mais

https://www.saolourencojornal.com.br/maior-santuario-do-mundo-dedicado-a-santa-rita-de-cassia-sera-inaugurado-neste-fim-de-semana-veja-a-programacao/

https://www.saolourencojornal.com.br/fieis-se-reunem-na-inauguracao-do-maior-santuario-dedicado-a-santa-rita-de-cassia/:

Rolar para cima
.