Search

Escola Municipal Melo Viana conquista 1º Lugar no PROALFA em São Lourenço

A EMMV conquistou a maior avaliação do Municipio de São Lourenço pelo PROALFA – Programa de Avaliação da Alfabetização que faz parte do SIMAVE – Sistema Mineiro de Equidade da Educação Pública e foi desenvolvido em parceria pela SEE/MG – Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e o CAED/UFJF ( Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora). O PROALFA é um importante
instrumento de avaliação da educação em Minas Gerais. Ele avalia a qualidade
do ensino oferecido em Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental.
Essa prova tem por objetivo avaliar a capacidade de leitura, escrita e interpretação dos estudantes do 2º ano de alfabetização e em matemática.
A Escola Municipal Mela Viana alcançou em Língua Portuguesa a
proficiência de 627,3.
No alunado participante tivemos:

  • 67,6% no Avançado – Padrão que agrupa estudantes com desenvolvimento
    além do esperado para a sua etapa de escolaridade.
  • 30,9% no Recomendado – Padrão que reúne estudantes que consolidaram o
    desenvolvimento das habilidades e competências previstas para a etapa de
    escolaridade.
  • 1,5% no Intermediário – Padrão que agrupa estudantes que ainda não
    demonstram ter desenvolvido adequadamente as habilidades e competências
    essenciais para a sua etapa de escolaridade.
  • Nenhum aluno no baixo desempenho.
    Já em Matemática a Escola Municipal Melo Viana obteve a proficiência
    596,2, sendo:
  • 52,2% – No Recomendado – Padrão que reúne estudantes que consolidaram o
    desenvolvimento das habilidades e competências previstas para a etapa de
    escolaridade.
  • 41,8%– No Avançado – Padrão que agrupa estudantes com desenvolvimento
    além do esperado para a sua etapa de escolaridade.
  • 6,0% – No Intermediário – Padrão que agrupa estudantes que ainda não
    demonstram ter desenvolvido adequadamente as habilidades e competências
    essenciais para a sua etapa de escolaridade. E nheum aluno no baixo
    desempenho.
    A Escola Mela Viana acredita que todos os alunos têm condições de
    aprender, independente de suas características individuais, familiares e sociais.
    A Escola se orgulha muito pelo resultado que é justificado pela equipe
    pedagógica que se preocupa com a oferta de uma educação de qualidade para
    todos.
    De acordo com a diretora Aline da Silva Fernandes de Paula “é importante
    envolver toda a Comunidade Escolar no processo de ensino-aprendizagem para
    que os resultados sejam positivos e é isso que a nossa escola tem feito. Nossa
    equipe trabalha incansavelmente na alfabetização dos alunos, oferecendo uma
    formação que valoriza o desenvolvimento de habilidades e competências
    transformadoras.”
    Nos resultados do PROALFA 2019, com dados divulgados em final de julho
    de 2020, a Escola Municipal Melo Viana destacou-se nessas avaliações
    demonstrando crescimento significativo no nível de proficiência e nos padrões
    de desempenho.
    Lembramos que as provas são desenvolvidas e corrigidas pelo CAED/UFJF.
    Segundo a supervisora Pedagógica Vera Lúcia de Godoi os resultados do
    Proalfa 2019, com resultados divulgados em julho de 2020 refletem o trabalho
    pedagógico de uma equipe e a conquista de objetivos planejados : melhorar o
    nível de alfabetização dos alunos de 1º. Ano e 2º. an o; aprofundar a ,
    capacidade de compreensão na leitura, desenvolvimento das competências
    matemáticas abrangendo todas as unidades temáticas. “ Fico muito feliz com
    esse resultado porque oferecer educação de qualidade é o maior instrumento de
    transformação da sociedade !”
    O sucesso da Escola Municipal Melo Viana se deve, além das professoras
    dedicadas e competentes, ao trabalho de reforço escolar, no qual o aluno resgata
    as dificuldades que possui,a uma comunidade presente e participativa. A escola
    incentiva o gosto pela leitura desenvolvendo projetos, com essa finalidade. Além
    disso, a instituição sempre preza pela parceria com as famílias, unindo forças
    para assegurar o aprendizado de todos; pois sabe que para obter sucesso em
    sua função de educar, é importante haver reciprocidade, divisão de tarefas e
    partilha de resultados.

Rolar para cima
.