Search

Domingo é dia de Feira em São Lourenço

Há quase 70 anos a feira é realizada semanalmente, aos domingos em São Lourenço

A tradicional Feira de Domingo de São Lourenço, realizada na Ilha Antônio Dutra, desde o final da década de 90, um marco turístico em nossa cidade, pois já é realizada há cerca de 70 anos.

A Feira originalmente acontecia ao lado da Igreja matriz n Rua Cel Ferraz, com seu crescimento e a rua ser íngreme, a feira mudou-se para o final da Rua Cel José Justino ao lado do Mercado Municipal permanecendo lá por mais de 30 anos. No final da década de 90, o então prefeito Clóvis Aparecido Nogueira , famoso Nega Véia, debaixo de muita polêmica, mudou a feira de lugar, tirando do Centro da Cidade, de uma rua cheia de residências e a instalando no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra,, onde é realizada até hoje, assim como aconteceu com a Festa de Agosto.

De lá prá cá, a Feira cresceu demais, ela vai muito além das tradicionais bancas de frutas, verduras e legumes. Lá você encontra, ovos, frango caipira, farinhas, linguiça, pamonha, grãos, o tradicional pastel, um famoso cafezinho, até roupas, calçados, eletrônicos, acessórios para pets. Enfim lá tem muita coisa, ingredientes para muitos pratos deliciosos, sejam simples ou gourmet. Tem também um bom papo, um encontro com amigos que acontece antes ou depois da missa, é de fato um ponto turístico de nossa cidade.

A feira, é um desenvolvedor econômico local e regional, pois muitos dos produtos comercializados lá, são produzidos pelos próprios feirantes que sustentam suas famílias com essa atividade há muitos anos.

Sr. Domingos trabalha na feira há 45 anos

O São Lourenço Jornal conversou com alguns feirantes, o Sr Domingos Sávio , que trabalha como feirante há 45 anos, mas desde menino já ajudava seus familiares que possuíam barraca desde que a feira era realizada ao lado da Igreja Matriz. Conversou também com seu Hilton que trabalha na feira desde 1990.

A reivindicação dos feirantes e frequentadores para melhoria da feira é de uma infra estrutura melhor e padronizada para os feirantes, manutenção dos banheiros, e local determinado, pois atualmente, em casos de grandes eventos que acontecem no Parque Municipal Antônio Dutra, a feira tem que se deslocar para o centro da cidade, na Rua dos Andradas, o que causa insatisfação de moradores e comerciantes próximos, devidos ao tamanho que a feira se encontra atualmente.

Sr. Hilton feirante há 32 anos

Rolar para cima
.