Search

Dia D da Campanha de Multivacinação e vacinação contra a Covid-19 são realizadas em São Lourenço

As vacinas ainda estão disponibilizadas gratuitamente nas UBS

Foi realizado no último sábado (18/10) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em São Lourenço para atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 0 e 15 anos. Na oportunidade da campanha realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ainda foi disponibilizada a dose da Covid-19 para os adolescentes.

Ao todo, a campanha de atualização atualizou o cartão de vacinação de 65 crianças e adolescentes. As vacinas aplicadas foram de HPV, a Meningocócica ACWY (conjugada), Febre Amarela, Febre Amarela, VOP (Vacina Oral Poliomielite), DTP (tríplice bacteriana)

Na campanha de Multivacinação, que vai até a sexta-feira (29/10), ainda estão disponibilizadas doses das vacinas da BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), dT (dupla adulto), Tríplice Viral, hepatite B, e dTpa

Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) (https://saolourenco.mg.gov.br/noticia.php?id=970) de segunda a sexta-feira entre 7h e 17h. Para as crianças receberem a dose das vacinas, é imprescindível que os pais e responsáveis levem o cartão de vacinação.

De acordo com a gerente de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Gonçalves, a procura pela vacina no Dia D foi boa, mas os pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças devem procurar uma das UBS.

“O isolamento social realizado em função da pandemia da Covid-19 no ano passado contribuiu ainda mais para a redução da cobertura vacinal das crianças e adolescentes, que vem caindo nos últimos anos. Algumas doenças que estavam erradicadas no Brasil, a exemplo da Paralisia Infantil e Sarampo, estão sendo notificadas notificada novamente no país”, disse a gerente.

Ela ainda destacou que “a única forma de prevenir e combater as doenças são as vacinas, que são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS”.

Além da disponibilização dos imunizantes nas UBS, as equipes da Estratégia da Saúde da Família de São Lourenço farão uma busca ativa das crianças que precisam dessa atualização. “Existe um trabalho da Vigilância Epidemiológica em orientar os postos de saúde para fazer a busca ativa das crianças em atraso”, disse Leonardo Moraes, médico da Vigilância Epidemiológica de São Lourenço.

Rolar para cima
.