Com fim de greve, instituições federais de ensino devem voltar às aulas na próxima semana no Sul de MG

As aulas serão retomadas a partir do dia 1º ou 2 de julho, de acordo com cada localidade.

Com o fim da greve nas instituições federais de ensino, as unidades do Sul de Minas devem retomar as aulas a partir da próxima semana. As aulas serão retomadas a partir do dia 1º ou 2 de julho, de acordo com cada localidade. O governo e entidades de servidores federais da educação assinaram na última quinta 27/06 um acordo para encerrar a greve  nas universidades e institutos federais.

IMG 7441 Com fim de greve, instituições federais de ensino devem voltar às aulas na próxima semana no Sul de MG
Com fim de greve, instituições federais de ensino que aderiram à paralisação devem voltar às aulas na próxima semana — Foto: Divulgação / UFLA

O Cefet teve greve tanto com os docentes quanto com os técnicos e nesta sexta-feira (28), estava prevista uma assembleia dos professores para decidir sobre o fim da grave.

Na Ufla, Universidade Federal de LAvras, na última terça-feira (25), os docentes da universidade optaram pela saída. Uma nova assembleia seria realizada nesta sexta-feira (28) para oficializar o fim da greve.

Na Unifal, Universidade Federal de Alfenas, a greve da universidade foi apenas com os técnicos administrativos e as aulas continuaram.

Na Unifei, Universidade Federal de Itajubá, houve greve dos técnicos, que foi encerrada. Os professores não aderiram ao movimento.

Já na UEMG, que não faz parte da rede federal de ensino, mas também estava em greve, os servidores votaram pelo fim da greve na quarta-feira (26). As aulas retornam na próxima terça-feira (2). Na instituição, a greve foi apenas com docentes.

No Instituto Federal do Sul de Minas, as aulas em todas as unidades também deverão ser retomadas a partir da próxima semana.

“Durante essa semana, houveram várias assembleias entre os servidores para a deliberação da saída da greve. Alguns estão ocorrendo agora de manhã, que era o caso de Muzambinho e Pouso Alegre, mas na sua grande maioria, o retorno já está previsto para segunda-feira (1º) e alguns casos como Três Corações, a gente vai precisar voltar no dia 1º de julho com os servidores, mas as aulas iniciando na terça-feira (2). Pouso Alegre havia a previsão para voltar no dia 3, mas ainda não foi fechado”, disse o diretor-geral do Instituto Federal de Três Corações, Carlos José dos Santos.

IMG 7442 Com fim de greve, instituições federais de ensino devem voltar às aulas na próxima semana no Sul de MG
Com fim de greve, instituições federais de ensino que aderiram à paralisação devem voltar às aulas na próxima semana — Foto: IF Sul de Minas

Ainda segundo o diretor-geral do IF, a previsão é que sejam mantidos os 200 dias letivos.

“Tudo isso vai ser retornado, mas vão ser discutidos com a comunidade, envolvendo os pais, envolvendo os servidores, envolvendo principalmente os estudantes, para manter a qualidade do ensino. A gente continua prevendo os 200 dias letivos. Então essa qualidade é a prerrogativa da volta às aulas”, completou.

Reivindicações

 

O acordo entre o governo e os representantes dos servidores foi assinado nesta quinta-feira (27) em Brasília. Foram mais de dois meses sem professores e alunos nas salas de aula.

Os técnicos administrativos em educação começaram a greve há mais de três meses. Com o tempo, o movimento teve mais adesão e chegou até os docentes por volta do dia 15 de abril.

Rolar para cima
.