Na manhã do último sábado (30), a Câmara Municipal de São Lourenço promoveu uma Sessão Solene no Hotel Guanabara para a entrega do Título de Cidadão Honorário a cinco autoridades de destaque no cenário político, jurídico e militar. As homenagens foram propostas por vereadores da Legislatura 2017-2020 e reuniram representantes da sociedade civil e autoridades locais.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Waldinei Alves Ferreira, e contou ainda com a presença dos parlamentares Aucioni Rufino de Souza, Daniela Amaral Bacha, Herbert Santo de Lima, Luiz Antônio de Almeida, Patrícia Lessa e Rodrigo Martins de Carvalho.
O primeiro homenageado da manhã foi o ex-deputado federal e estadual Olavo Bilac Pinto Neto, que também atuou como Secretário de Estado em Minas Gerais. Ausente no evento, foi representado pelo ex-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves. A proposta partiu do então vereador William Rogério de Souza.
Na sequência, o Ministério Público foi representado pelo juiz Auro Aparecido Maia, que recebeu, em nome do promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, a honraria aprovada pela Câmara. Marcos Paulo se destacou como chefe da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural do MP-MG e como escritor, além de presidir a Academia de Letras da instituição. A indicação foi feita pelo ex-vereador Orlando da Silva Gomes.
O desembargador Bruno Terra Dias, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, esteve presente para receber pessoalmente o título. Escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico, foi homenageado a partir de proposta do ex-vereador Helson de Jesus Salgado.
O general Henrique Martins Sobrinho, que já exerceu a função de Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, também foi agraciado. Representado no ato pelo 1º Tenente Júlio César Ferreira, do Tiro de Guerra de São Lourenço, o militar enviou uma mensagem em vídeo à população. A indicação foi feita pelo então vereador e atual vice-prefeito, Agilsander Rodrigues da Silva.
Encerrando a solenidade, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Afrânio Vilela, esteve presente para receber a homenagem. Ex-desembargador do TJMG, destacou em seu discurso a relevância das águas minerais de São Lourenço e a necessidade de preservar os recursos naturais que projetam o município em nível nacional e internacional. A proposta foi apresentada por Natanael Paulino de Oliveira.
Com a entrega dos títulos, São Lourenço reforça sua tradição em reconhecer personalidades que, em diferentes áreas de atuação, contribuem para o desenvolvimento e a valorização do município.
Imagem: Reportagem São Lourenço Jornal