Search

Caps relizada caminhada no Dia nacional da luta Antimanicomial

Dia 18 de maio foi  Dia Nacional da Luta Antimanicomial !

Por isso, a Secretaria de Saúde, através do CAPS II e CAPS AD III, promoveu uma caminhada no centro de São Lourenço para reforçar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover a saúde mental de forma digna, sem estigmas ou discriminação.

O tema da ação neste ano é “Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans!”

A luta antimanicomial busca a transformação do modelo de cuidado em saúde mental, defendendo a inclusão social das pessoas com transtornos mentais.

O objetivo é substituir os manicômios por serviços comunitários de saúde mental, garantindo o respeito aos direitos humanos e promovendo a autonomia e a cidadania das pessoas em sofrimento psíquico.

Os CAPS de São Lourenço oferecem tratamento para os usuários com transtorno mental graves e persistentes, inclusive para uso de substância psicoativas.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial – Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

caps 1 Caps relizada caminhada no Dia nacional da luta Antimanicomial
Caminhada em São Lourenço

OS CAPS SE CONSTITUEM NAS SEGUINTES MODALIDADES:

  • Caps I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
  • Caps II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • Caps I: Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e   persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • Caps AD: Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • Caps III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.
  • Caps AD III: Álcool e Drogas: Atendimento com de 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas; atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.
  • Caps AD IV: Atendimento a pessoas com quadros graves e intenso sofrimento decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Sua implantação deve ser planejada junto a cenas de uso em municípios com mais de 500.000 habitantes e capitais de estado, de forma a maximizar a assistência a essa parcela da população. Tem como objetivos atender pessoas de todas as faixas etárias; proporcionar serviços de atenção contínua, com funcionamento 24h, incluindo feriados e fins de semana; e ofertar assistência a urgências e emergências, contando com leitos de observação.
caps 3 Caps relizada caminhada no Dia nacional da luta Antimanicomial
Caminhada com os profissionais de saúde

CUIDADO E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

objetivo dos Caps é atender as pessoas com transtorno mental severo e persistente e seus familiares. A equipe profissional do Caps está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais.

Rolar para cima
.