Search

Caminhada em SL dia 15/6 em combate a violência contra o idoso

Caminhada chamará atenção da população para a violência contra o idoso na próxima quarta

A Secretaria de Desenvolvimento Social, organizou para amanhã (15/06) uma caminhada para chamar a atenção da população para o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. 

A concentração será na sede da prefeitura às 14h e a caminhada ocorrerá em direção à Praça João Lage (Praça Brasil), passando pelas Ruas Dr. Olavo Gomes Pinto, Avenida Dom Pedro II, Av. Getúlio Vargas chegando ao destino.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Lourenço, Cezar Pontalti, apesar de pouco abordada, a violência e a negligência de pessoas idosas são fatos recorrentes e corriqueiros nas diferentes cidades, mas nem sempre são amparados pela rede de proteção, pois os casos não chegam ao conhecimento dos profissionais especializados. 

“Entre janeiro e maio de 2022, o CREAS de São Lourenço-MG acompanha uma média de 30 casos de violência/negligência com pessoas idosas por mês. Este número representa no período de 14% a 20% por cento do total do público alvo atendido pelo serviço. Este é um número preocupante, uma vez que a população idosa é uma das nove especialidades atendidas pelo CREAS”, informou o coordenador.  

Os casos de violência e negligência podem ser identificados no abandono, na violência psicológica, física, sexual, financeira e patrimonial. A maioria dos casos não chegam à rede de proteção e assistência. “É extremamente importante que a população denuncie e ajude a garantir a proteção da pessoa idosa. A denúncia mobiliza a política de atenção e seus respectivos profissionais para que possam adotar as diversas medidas necessárias de proteção à pessoa idosa”, destacou Cezar. 

Os canais de denúncia são o Disque 100 (Direitos Humanos), Delegacia de Polícia ou Posto da Polícia Militar, Ministério Público ou Creas. A denúncia é anônima e pode ser feita tanto pela vítima quanto por familiares, conhecidos ou desconhecidos

Rolar para cima
.