A Câmara de São Lourenço sediou, na noite de terça-feira (10/10), o 1⁰ Seminário Municipal de Prevenção e Combate à Depressão
A população pôde assistir a cinco palestras sobre assuntos relacionados à doença. Estiveram presentes os vereadores William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE), um dos organizadores do evento, e Cristiano Valério (PTB); o prefeito Walter José Lessa; o secretário de Governo, Antônio Carlos de Almeida, e a gerente de Políticas Sociais, Fabiany Mattos.
A primeira palestra foi do psicanalista Ricardo Ferreira, que explanou sobre os 14 sinais silenciosos da depressão, como pessimismo, apatia ou intensa irritabilidade e perda de autoestima, e a necessidade de procurar ajuda.
Logo depois, a analista comportamental Andrea Moraes falou dos alicerces que sustentam o ser humano, tais quais inteligência emocional, rotina saudável e amor próprio.
Em seguida, Walter Dutra deu o seu depoimento sobre o suicídio do filho e como identificar os sinais, atuando na prevenção.
O terapeuta Antônio Carlos Aragão detalhou as formas de atuação da ONG Florescer Calvin,
“criada para trabalhar em benefício das pessoas em sofrimento emocional profundo, depressão e/ou com ideação suicida, sem distinção de gênero, orientação sexual, etnia ou condição social.”
A noite se encerrou com o psiquiatra Dr. Wesley Coelho, que explicou sobre os aspectos biológicos e científicos da doença.
O seminário aconteceu após a Câmara aprovar o projeto que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Depressão, celebrada anualmente nos dias próximos a 10 de outubro. A lei foi proposta pelo vereador William Rogério. Os objetivos são promover debates, estimular a implementação e a divulgação de políticas públicas para o enfrentamento da doença, divulgar os avanços obtidos na ciência e esclarecer as formas de acesso à atenção à saúde mental.