Secretaria divulga o Festival de Inverno 2013
 
Notícia postada em 06/04/2013
Secretaria divulga o Festival de Inverno 2013
Cristiano Siqueira
da Redação do São Lourenço Jornal
Imprimir  
A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura já está divulgando o Festival de Inverno de São Lourenço 2013. De acordo com a secretária Walneida Tibúrcio, no feriado da Semana Santa, a secretaria em parceria com o Convention & Visitors Burreau (CVB) já distribuíram folders convidando os turistas para retornarem à cidade na segunda quinzena de julho para o evento.

Veja o que diz o comunicado divulgado à imprensa no final desta semana:

“O Festival de Inverno é, atualmente, um dos eventos mais importantes da cidade e região. Em sua 5ª edição consolidou-se como o grande programa da estação, aguardado por turistas e moradores. Nas apresentações noturnas, na Praça João Lage, reúne cerca de 5 mil pessoas. É o evento que concentra maior número de turista fora dos feriados prolongados.

O início do festival foi tímido, em 2009, com o lançamento da Feira Permacultural, na Praça da Estação (atualmente ocorre todos os sábados na Praça da Federal), shows com artistas locais e a divulgação de tratamentos alternativos por profissionais da cidade. Mas a primeira edição já definiu as características dos festivais seguintes: cultura, tendo a música instrumental como carro chefe, meio ambiente e bem estar.

Nos anos que se seguiram, o Parque das Águas sediou o Espaço Zen, reunindo ofertas de terapias alternativas que incluíam das aulas de yoga e de tai chi chuan até as consultas de numerologia e tarô. O meio ambiente foi tema de concurso e exposição de frases, oficinas de materiais recicláveis e aulas de educação ambiental. Na área de cultura, exposições de arte, lançamentos de livros, apresentações de dança e peças teatrais.

Durante em média 10 dias de festival, os eventos acontecem simultaneamente em vários horários com programação para todas as idades. Artistas da cidade se apresentam em palcos espalhados no Calçadão, no Parque, na Estação, ou percorrendo as ruas nas charretes. As grandes atrações se apresentam à noite, no Palco Principal, montado na Praça João Lage. Por ele já passaram, Marcus Vianna, Leni Andrade, Pepeu Gomes, Eduardo Dussek, Os Cariocas, Ithamara Koorax, Sérgio Ricardo, entre outros.
Este ano o festival terá um tema, Balaio de Minas. Segundo a secretária, a programação ainda está sendo preparada, e focará as “mineirices” que tanto atraem o turista, como os causos e as prosas, as violas e os violeiros, o café e o pão de queijo, o queijo e a goiabada, a cachaça e o torresmo...

O convite já está feito. Em breve a programação começa a se definir e a ser divulgada”, finaliza o comunicado assinado pela Assessora de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço, Valéria Fernandes.